Portugal 2020

Designação do Projeto: Qualificar e adequar o IRIS à satisfação das necessidades da população

Código do projeto: NORTE-07-4842-FEDER-000161

Objetivo Principal: Promover a integração social e combater a pobreza e qualquer discriminação

Região de Intervenção: Norte

Entidade beneficiária: Instituto de Reabilitação e Integração Social

Data de aprovação: 2019-11-26

Data de Início: 2019-11-01

Data de conclusão: 2022-12-31

Custo total elegível: 223.477,74 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER: 189.955,90 EUR

OBJETIVO

Com este projeto, o objetivo passa por qualificar e adequar o seu CAO de forma a satisfazer as necessidades dos utentes.

A aposta nas intervenções previstas facilitará a oferta de serviços que viabilizam a integração social e profissional dos utentes, bem como a criação de soluções de complementaridade ou de alternativa à situação familiar que contribuam efetivamente para a sua autonomia, valorização pessoal e desenvolvimento das suas capacidades e potenciais. Desta forma, considera-se que a qualidade e a segurança da resposta social associada é um passo fundamental para a promoção de uma sociedade justa, desenvolvida e inclusa.

Com este projeto, o IRIS pretende promover a inovação apostando num serviço de excelência, apoiado em recursos modernos e adequados aos seus utentes.

INVESTIMENTO

_Sala Snoezelen – por proporcionar uma atmosfera casual e calma onde os utentes beneficiam de vários estímulos utilizando os diferentes sentidos, demonstra ser um contexto preferencial para o desenvolvimento de competências. (lâmpadas led; fibra ótica portátil; 1 mini holofote portátil; varinha luz infinita com luz led; 1 pente de fibras óticas; 1 Fibras óticas; 1 fonte de luz; 5 tablets; 2 computadores portáteis; 2 projetores; 1 TV LCD Led; 1 projetor LED luz negra; 1 luz negra; 1 conjunto tátil; formas de gel brillhantes; 1 colchão vibratório; 1 cunha tátil; 1 almofada vibratória)

_Piso em vinílico e perfis de remate – para proporcionar maior conforto e bem-estar aos utentes.

_Terapia Ocupacional – a intervenção justifica-se para desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio (4 talheres adaptados; 1 abotoador; 1 rolo anti deslizante Ducem; 7 rebordo de prato; 1 tubo engrossador; 1 cartas de sequenciação; 2 silicone terapêutico; 1 consola Nintendo Wii  1 jogo consola Nintendo just dance 2018)

_Sala de Psicomotricidade – a criar no âmbito deste projeto, é carateriza-se por um ambiente que estimula e auxilia o desenvolvimento de forma lúdica e interativa, por meio de experiências motoras, cognitivas, sociais e afetivas que são muito importantes para desenvolvimento dos utentes. ( 8 gym ball tamanho pequeno; 5 gym ball tamanho médio; 10 step essencitial preto; 8 Bastões em PVC, 8 arcos; 8 cones de PVC furados; 1 paraquedas; 1 set Ilhas)

_ Sala de Bem Estar – a criação de uma sala de bem estar é uma mais valia de extrema importância para aquilo que o IRIS acredita representar maior qualidade de vida para os seus utentes.

É necessário material ajustado às condições dos utentes para minimizar as sequelas, deformidades físicas e dores crônicas causadas por constantes posturas desadequadas. (7 kit estrado elétrico, pés fixos com rodas, cabeceiras e guardas em madeira, colchão anti escaras; 1 cadeira de baloiço grande, 1 sofá mole, 1 marquesa de bobath elétrica para fraldário)

_Sala de fisioterapia – o objetivo é preservar a função motora e adiar o mais possível a instalação de novas incapacidades através da estimulação ao exercício e à mobilidade. (1 marquesa de bobath elétrica bipartida, 1 marquesa elétrica de verticalização com mesa de trabalho; 1 nebulizador; 1 shoulder pulley; 1 pedaleira ativa/passiva; 1 trampolim; 1 dynair walker; 1 almofada dynair; 1 Cool roller avançado + ponteiras; 1 Aparelho de EENM e TENS cefar; 1 Unidade de terapia de calor Hydrocollator)

_Ginásio – Consciente dos benefícios da prática desportiva ao nível da condição física, reforço da confiança e autoestima, aumentando a qualidade de vida e independência dos seus utentes, o IRIS procura oferecer modalidades, equipamentos e um acompanhamento adequado às suas necessidades específicas. (10 colchões Movit, 3 elásticos TRX, 1 trampolim, 10 cordas de saltar)

_Reparação de interiores – é essencial reparar as paredes, tetos e portas, dando assim mais cor às salas e marcar o chão para auxiliar a orientação espacial dos utentes, que ao longo do processo de desenvolvimento está ou fica comprometido. Aposta-se na modernização dos diferentes espaços, atendendo a caraterísticas fundamentais para o desenvolvimento dos utentes.

_Sistema de aquecimento/caixilharia – A reabilitação das estruturas, a substituição dos vãos (portas e

janelas) existentes por vãos energicamente eficientes e a colocação de sistemas de AQS com funcionamento por energia solar – painéis solares, representam algumas medidas e soluções essenciais para dotar o edifício de condições de segurança e conforto adequados.

_Piso de recreio –  remodelar a área de estacionamento atual das suas carrinhas de forma a construir um espaço de recreio que permita a dinamização de atividades no exterior da instituição, atividades essas

que promovem e estimulam o desenvolvimento dos utentes.

_Identidade visual e website – serão desenvolvidos instrumentos de divulgação que promovam a instituição e a sua atuação, bem como o apoio a receber em termos de financiamentos públicos.

RESULTADOS

Vários são os resultados a alcançar com a presente operação, onde se destacam os 53 atuais utentes, sendo o objetivo reunir 60, que irão beneficiar das intervenções previstas, bem como toda a população abrangida pelo CAO, cerca de 200 pessoas (utentes e familiares diretos, colaboradores), que será significativamente melhorado.

Partilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email